Melhores Praias de Florianópolis
A ilha de Florianópolis tem praias maravilhosas e é difícil escolher as melhores, pois cada uma possui encantos e estilos diferentes.
Podemos dividir as praias entre o norte, sul e leste da ilha para facilitar a visita.
Melhores Praias do Norte de Florianópolis
No norte estão as praias mais badaladas e famosas, ideal para quem gosta de mais agito e festas, principalmente na alta temporada. As praias
do litoral norte em destaque são:
- Praia de Canasvieiras: conhecido reduto dos argentinos, com ótima estrutura de veraneio e águas claras e tranquilas.
- Praia Brava: mar agitado e muitas ondas disputadas pelos surfistas. Nas areias muito movimento e várias casas de veraneiro.
- Praia dos Ingleses: águas oceânicas de temperatura agradável e mar calmo, emolduradas pelas dunas que são procuradas para a prática do sandboard.
- Praia da Cachoeira do Bom Jesus: águas limpas, com ondas suaves, ideais para banho é continuação de Canasvieiras e Ponta das Canas.
- Praia de Cacupé: mar de baía, com águas tranquilas e ondas fracas, com bela paisagem deserta, é um reduto tranquilo e pequeno.
- Praia do Jurerê: com 3,2km de extensão possui dois cenários: ao lado direito as águas tranquilas e areias brancas reúnem muitas famílias e praticantes de esportes náuticos. Ao lado esquerdo está a célebre Jurerê Internacional, conhecida como a “Miami Brasileira”, há mansões de luxo, e muita badalação, incluindo restaurantes da moda, bares requintados, beach clubs, e muitas festas, além das águas tranquilas da praia.
- Ponta das Canas: é também muito procurada pelas famílias em veraneiro que buscam sua ótima estrutura turística e águas tranquilas.
- Praia do Santinho: famosa pelo único resort no local, tem ondas fortes e muita vegetação. Abriga também um dos maiores sítios arqueológicos com arte rupestre em pedras de Santa Catarina.
- Praia da Daniela: uma baía de águas calmas, sem tanta badalação, é ótima para caminhadas e para aproveitar as águas tranquilas.
- Praia do Forte: reduto para relaxar e descansar, é aqui que são cultivados ostras e mariscos, que abastecem os restaurantes locais.
- Praia Santo Antônio de Lisboa: não é muito atrativa para banhos, mas no bairro há muita história, tradição açoriana, boa gastronomia e lindas paisagens para finais de tarde.
- Praia da Lagoinha: foz de pequenos riachos, tem suas águas represadas pelas areias, formando uma lagoa de água doce, a lagoinha, que dá nome à praia. Por isso é muito frequentada por familias com crianças.
- Praia
do Sambaqui: aqui é um dos polos de cultivo de ostras e mariscos. Tem uma vista linda da cidade, além da arquitetura e gastronomia açoriana.
Melhores Praias do Leste de Florianópolis
Ainda há o litoral leste, com as praias movimentadas para os surfistas e esportistas náuticos, mas os banhistas podem aproveitar sossegados as águas calmas da beira-mar. São elas:
- Praia da Joaquina (Joaca para os íntimos): santuário
dos surfistas e local
de diversas competições nacionais e internacionais, tem ondas grandes e
fortes e é cercada de rochas deixando a paisagem com uma uma beleza
singular. Lugar ideal para
assistir ao pôr ou nascer do sol. Junto à praia estão as Dunas de Joaquina com suas areias claras onde é praticado o sandboard.
- Praia Mole: a mais badalada, pois alia agito, esporte, gente bonita e jovem para aproveitar o surf, ver e ser visto, com bares por toda a orla, restaurantes, música ao vivo e festas com DJ.
- Praias do Gravatá: deserta e pequena, é pouco conhecida, o que a torna um refúgio em meio ao agito das suas vizinhas - Mole e Joaquina.
- Praia de Moçambique: a mais extensa e parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, com dunas e vegetação preservada.
- Praia da Galheta: única de naturismo, fica dentro do Parque Natural Municipal da Galheta e tem preservação permanente.
- Barra da Lagoa: com muita história e cultura, é o maior núcleo pesqueiro da ilha, além das suas dunas e morros entre o oceano e a Lagoa da Conceição que formam o Canal da Barra e devido a sua correnteza, tem águas mais tranquilas atrativas para os banhistas.
- Prainha da Barra da Lagoa: famosa pelo samba que ocorre todo sábado no único restaurante do local, a praia atrai muitos banhistas pelas ondas suaves e águas cristalinas.
Melhores Praias do Sul de Florianópolis
No Sul da ilha estão as praias menos movimentadas, com as águas mais transparentes e aquele clima bucólico e histórico. São elas:
- Praia da Armação: possui um núcleo de pesca artesanal e é um belo cenário para os adeptos do surf.
- Praia Matadeiro: os ecoturistas são fãs dessa praia, um refúgio para quem quer paz e tranquilidade.
- Praia do Campeche: cercada de dunas, com uma ilha paradisíaca logo em frente, essa praia é ponto de esportes náuticos como o surf, caiaque, além de ter uma presença grande de turistas.
- * Ilha do Campeche: a paradisíaca ilhota fica em frente a Praia do Campeche, e possui um riquíssimo ecossistema, sendo patrimônio arqueológico. Para chegar até lá só de barco que atracam na Praia da Enseada e há uma taxa para visita.
- Ribeirão da Ilha: orla com arquitetura açoriana, ótima para caminhadas e com bons restaurantes.
- Praia do Morro das Pedras: com mar agitado é ideal para prática do surf. No alto do morro há uma construção jesuítica de pedras e um mirante com vista panorâmica da região.
- Praia dos Açores: perfeita para os amantes do ecoturismo e surfistas.
- Praia Pântano do Sul: maior e mais tradicional colônia de pescadores da ilha. Tem também uma parte histórica com sambaquis e é agitada pela gastronomia dos seus ótimos restaurantes.
- Praia da Solidão: cercada de morros formando uma enseada, é semideserta, com mar de águas mansas e cristalinas, ótima para quem busca tranquilidade.
- Praia Lagoinha do Leste: a mais selvagem e considerada uma das mais bonitas da ilha. Tem difícil acesso por trilha e é bastante deserta.
- Praia Naufragados: última praia do sul da ilha, tem difícil acesso, é semideserta, ideal para ecoturismo. Seu nome foi dado pela história de um naufrágio onde os sobreviventes se refugiaram no local.
E depois de passear de norte à sul da ilha, volte para o continente para descansar e renovar as energias aqui no Hotel MOS para seguir os passeios no dia seguinte!
Fotos: Pexel e Depositphotos.