Lugares e passeios em São José e Florianópolis
Turismo em São José
Centro Histórico de São José
Veja MaisCentro Histórico de São José
Lá pelo ano de 1750, 182 açorianos iniciaram um vilarejo na área continental próximo à ilha de Santa Catarina, onde ficava a vila de Nossa Senhora do Desterro. O cenário era uma enseada, onde seu ancoradouro era utilizado por pequenas embarcações.
A então Freguesia de São José da Terra Firme cresceu, foram construídos muitos casarios no estilo da época (o colonial) preservados até hoje! E é nesse cenário o do Centro Histórico de São José hoje!
O que ver no Centro Histórico de São José
O bairro aconchegante que preserva a história e cultura açoriana, mantém muitos pontos interessantes para visitar.
A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim fica logo na entrada do Centro Histórico de São José e é um dos cartões-postais do bairro. Sua construção data de 1851.
Caminhando poucas quadras, você irá encontrar a praça Hercílio Luz, a principal do bairro rodeada de história.
A primeira construção a ser avistada da praça é a Igreja Matriz de São José, construída como é hoje a partir de 1848. Sofreu algumas reformas e reparos, mas mantém a estrutura e o estilo português de construção.
Logo a seguir, fazendo parte dos monumentos tombados, está o casarão de 1859, que já foi a Câmara Municipal de Vereadores, a Cadeia Pública, o Arquivo Municipal, cartórios, a própria Prefeitura, e desde 1999, é ocupado pela Casa de Cultura Municipal.
Aos fundos da Igreja Matriz está a Bica da Carioca, construída em 1840 e foi, durante cerca de um século, a principal fonte de água para os moradores, sendo um também um ponto de encontro e de socialização da população.
Ao lado da paróquia está o Theatro Adolpho Mello, que em 1856 abriu suas portas apresentando o drama “ O Monge da Serra d’ Ossa”, sendo o primeiro edifício construído especialmente para teatro em Santa Catarina e um dos teatros mais antigos do Brasil!
No outro extremo da praça está o Museu Histórico Municipal de São José, antes Solar dos Ferreira de Mello, de 1894, a primeira edificação tombada como patrimônio histórico no município de São José.
Logo à frente, na praça Arnoldo de Souza está o Monumento aos Açorianos, uma forma de homenagear e relembrar sempre os fundadores da cidade.
E caminhe pelas ruelas do bairro vendo outros casarios com arquitetura tipica luso-brasileira, onde as cores vermelho, amarelo e azul predominam e dão um charme especial. Veja o Sobrado da Família Gerlach (atualmente a Biblioteca Municipal e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo) e o Solar dos Neves, cuja construção expressa o que havia de melhor e mais confortável na época, tanto que foi aqui que Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina se hospedaram durante sua visita em 1845.
E uma boa dica para conhecer o centro histórico é passear à tarde e finalizar o tour vendo o sol se pôr do trapiche, hoje revitalizado, ganhando cores, esculturas, além de praça com áreas de contemplação, paisagismo e quadra poliesportivas.
Onde comer no Centro Histórico de São José
E à noitinha, curtir um bar ou um restaurante pertinho da praça Hercílio Luz, como o Largo da Matriz Ales & Lagers Pub, o Das Vineria, o Jardins Restô Café e os lanches da Titia Avó Maria Coxinha.
Conheça o Centro Histórico de São José, nossa história, um pouco mais da cultura local e se deixe surpreender!
Beira-Mar de São José
Veja MaisBeira-Mar de São José
Para passear na cidade, pertinho aqui do Hotel MOS (cerca de 70 metros), em um espaço com diferentes opções de lazer, a boa escolha é a beira-mar de São José!
A orla urbanizada foi inaugurada em 2001 e reúne ciclovia, pistas de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, pista de skate, além de uma praça e muitos pontos para contemplar o mar.
Além disso, há o Jardim das Esculturas, com muitas peças de artistas locais; a Olaria Beiramar, onde são oferecidas oficinas de cerâmica para preservar a cultura açoriana e há venda de peças decorativas produzidas pelos mestres Geraldo Germano, Newton Figureiro e alunos; e o Centro Arena Multiuso, espaço amplo e bem estruturado que recebe diversos eventos.
Terminando a Beira Mar de São José está a Praia Comprida, onde o passeio pode continuar!
Fique pertinho da beira mar e na melhor localização de São José! Fique aqui no Hotel MOS!
Praias de São José
Veja MaisPraias de São José
São José também possui praias. Infelizmente, elas não são liberadas para banho, porém caminhar pela orla, apreciar a paisagem beira-mar e descansar com a família são ótimas opções de lazer!
As praias de São José são:
- Praia Comprida: é onde está a beira-mar de São José finalizada por uma praia de areias grossas e mar calmo da enseada. Ótima para ir com a família, brincar com as crianças e fazer exercícios.
- Ponta de Baixo: o local mais frequentado, especialmente no verão! Há restaurante que servem ótimos pratos a base de frutos do mar na beira-mar. Conta também com uma bela vista de onde se pode contemplar, inclusive, a Ilha de Florianópolis. É o último bairro de São José, já na divisa com Palhoça, e por isso recebeu o nome de Ponta de Baixo, por ficar mais ao sul do município.
Passeios e lazer não faltam em São José e arredores! Por isso, planeje suas férias e vem pro litoral de Santa Catarina!
Feiras e Eventos
Feira da Freguesia
Veja MaisFeira da Freguesia
A Feira da Freguesia é tradicional em São José e traz ainda mais vida para o Centro Histórico da cidade.
Promovida pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, a feira iniciou em agosto de 2014, com a finalidade de resgatar as tradições locais, além de movimentar os negócios e o turismo.
A feira traz atrações culturais e musicais que agradam turistas e moradores, além de comércio de artesanatos, sebos, vestuários e antiguidades. Também oferece produtos orgânicos, gastronomia, exposições na Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira e no Museu Histórico, além de oficinas na Biblioteca Pública Albertina Ramos de Araújo.
Provando ser um evento de sucesso voltado para o turismo e os negócios a feira recebeu dois prêmios:
- o primeiro prêmio foi do Sebrae: “Perfeito Empreendedor”, na categoria Projeto Sustentável.
- o segundo prêmio foi do Núcleo de Estudos Açorianos de Santa Catarina: “Troféu Açoriana de 2016”.
A Feira da Freguesia ocorre todo o segundo domingo do mês, das 11h às 19h, na Praça Hercílio Luz, Centro Histórico de São José.
Mais informações e programação atualizada, entre no Facebook da Feira da Freguesia clicando aqui.
Fotos: site da Prefeitura de São José.
Expo São José
Veja MaisExpo São José
Outro evento que atrai o turismo e negócios à cidade é a Expo São José.
A sua primeira edição foi em 2018 com o objetivo principal de aproximar e mostrar a força da agricultura na região e, consequentemente, aumentar o turismo e contribuir para os negócios locais.
São três dias de exposição com uma programação que inclui a promoção das agroindústrias e do comércio varejista; exposições
de produtos locais e artesanatos; rodadas de negócio; degustação de
alimentos locais; mostra das atividades das agroindústrias familiares,
além dos visitantes poderem comprar produtos regionais e fresquinhos,
como hortaliças orgânicas, biscoitos, pães, embutidos, queijos, cachaças
e cervejas artesanais, produtos da apicultura, flores, entre muitos outros.
Na Expo São José a Epagri também está presente mostrando seu trabalho de pesquisa e extensão rural.
Além do comércio, há praça de alimentação, café colonial e espaço de diversão para a garotada.
A Expo São José é realizada na área do CTG Os Praianos, no bairro Forquilhas, geralmente no mês de julho.
Para mais informações, acesse o site do evento.
Sopa de Siri
Veja MaisSopa de Siri
O tradicional Concurso Gastronômico Sopa de Siri é famoso em São José.
Organizado pela Associação do Centro Histórico, em parceria com a Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, o evento premia a melhor sopa de siri da cidade.
E, enquanto os jurados escolhem a melhor receita dentro do Museu Histórico, do lado de fora os visitantes podem saborear as delicias da gastronomia açoriana, com pratos a base de frutos do mar, como o pastel de camarão e berbigão, e o peixe frito com pirão.
No espaço há também apresentações artísticas e culturais, exposições de artesanato e brinquedos para as crianças se divertirem!
O Concurso Sopa de Siri acontece geralmente em março na Praça Arnoldo de Souza, Centro Histórico de São José.
Turismo em Florianópolis
Lugares e passeios em Florianópolis
Veja MaisLugares e passeios em Florianópolis
Conhecida como Ilha da Magia, Florianópolis faz jus ao apelido e possui muitos lugares incríveis para conhecer, com uma grande variedade de cenários.
Além das famosas praias, dunas, lagoas, há muita história e cultura na capital de Santa Catarina. E para chegar a partir da nossa localização de São José é bem fácil e rápido.
O que Visitar em Florianópolis
A primeira parada pode ser Parque da Luz, que fica distante apenas 8km (12 minutos de carro). É desse parque que pode se ter uma visão linda do cartão-postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz (construída em 1926). Também dá para conferir as outras duas pontes referência na cidade: a Pedro Ivo Campos e a Colombo Salles, ambas realizam a ligação da ilha com o continente.
O Mercado Público de Florianópolis, que abriga vários restaurantes e bares com comida deliciosa (você precisa conferir!), fica a cerca de 2km do Parque da Luz. Dali é fácil ir caminhando até o centrinho, onde está a Catedral, o Museu Victor Meirelles, o Palácio Cruz e Sousa, e a praça XV de Novembro com sua Figueira Centenária!
Mais 4km você estará no Morro da Cruz, que fica na parte central de Florianópolis. Com 285 metros de altura é considerado por muitos o melhor e mais bonito mirante da cidade, pois daqui é possível ver a ilha inteira, suas praias e alguns pontos turísticos que se destacam em meio à paisagem, como a Ponte Hercílio Luz. Daqui o pôr do sol é sensacional também!
E, claro, o passeio precisa terminar na Lagoa da Conceição, parada obrigatória para todos os turistas, seja para um almoço, happy hour, esportes, ou para a badalada vida noturna!
Estando pela região da Lagoa, não deixe de conhecer o belo trabalho de renda de bilro na Avenida das Rendeiras, e também o singelo Santuário de Nossa Senhora da Conceição, uma das primeiras igrejas do Brasil, que ainda guarda seus primeiros sinos, doados por Dom Pedro II.
E se você gosta de caminhar e apreciar o pôr do sol pode curtir a Beira-Mar Norte de Florianópolis antes de terminar o dia!
Chegou ao final de passeio? Agora é voltar pro Hotel MOS para ter aquele descanso!
Fotos: Pexel e Depositphotos.
Melhores Praias de Florianópolis
Veja MaisMelhores Praias de Florianópolis
A ilha de Florianópolis tem praias maravilhosas e é difícil escolher as melhores, pois cada uma possui encantos e estilos diferentes.
Podemos dividir as praias entre o norte, sul e leste da ilha para facilitar a visita.
Melhores Praias do Norte de Florianópolis
No norte estão as praias mais badaladas e famosas, ideal para quem gosta de mais agito e festas, principalmente na alta temporada. As praias
do litoral norte em destaque são:
- Praia de Canasvieiras: conhecido reduto dos argentinos, com ótima estrutura de veraneio e águas claras e tranquilas.
- Praia Brava: mar agitado e muitas ondas disputadas pelos surfistas. Nas areias muito movimento e várias casas de veraneiro.
- Praia dos Ingleses: águas oceânicas de temperatura agradável e mar calmo, emolduradas pelas dunas que são procuradas para a prática do sandboard.
- Praia da Cachoeira do Bom Jesus: águas limpas, com ondas suaves, ideais para banho é continuação de Canasvieiras e Ponta das Canas.
- Praia de Cacupé: mar de baía, com águas tranquilas e ondas fracas, com bela paisagem deserta, é um reduto tranquilo e pequeno.
- Praia do Jurerê: com 3,2km de extensão possui dois cenários: ao lado direito as águas tranquilas e areias brancas reúnem muitas famílias e praticantes de esportes náuticos. Ao lado esquerdo está a célebre Jurerê Internacional, conhecida como a “Miami Brasileira”, há mansões de luxo, e muita badalação, incluindo restaurantes da moda, bares requintados, beach clubs, e muitas festas, além das águas tranquilas da praia.
- Ponta das Canas: é também muito procurada pelas famílias em veraneiro que buscam sua ótima estrutura turística e águas tranquilas.
- Praia do Santinho: famosa pelo único resort no local, tem ondas fortes e muita vegetação. Abriga também um dos maiores sítios arqueológicos com arte rupestre em pedras de Santa Catarina.
- Praia da Daniela: uma baía de águas calmas, sem tanta badalação, é ótima para caminhadas e para aproveitar as águas tranquilas.
- Praia do Forte: reduto para relaxar e descansar, é aqui que são cultivados ostras e mariscos, que abastecem os restaurantes locais.
- Praia Santo Antônio de Lisboa: não é muito atrativa para banhos, mas no bairro há muita história, tradição açoriana, boa gastronomia e lindas paisagens para finais de tarde.
- Praia da Lagoinha: foz de pequenos riachos, tem suas águas represadas pelas areias, formando uma lagoa de água doce, a lagoinha, que dá nome à praia. Por isso é muito frequentada por familias com crianças.
- Praia
do Sambaqui: aqui é um dos polos de cultivo de ostras e mariscos. Tem uma vista linda da cidade, além da arquitetura e gastronomia açoriana.
Melhores Praias do Leste de Florianópolis
Ainda há o litoral leste, com as praias movimentadas para os surfistas e esportistas náuticos, mas os banhistas podem aproveitar sossegados as águas calmas da beira-mar. São elas:
- Praia da Joaquina (Joaca para os íntimos): santuário
dos surfistas e local
de diversas competições nacionais e internacionais, tem ondas grandes e
fortes e é cercada de rochas deixando a paisagem com uma uma beleza
singular. Lugar ideal para
assistir ao pôr ou nascer do sol. Junto à praia estão as Dunas de Joaquina com suas areias claras onde é praticado o sandboard.
- Praia Mole: a mais badalada, pois alia agito, esporte, gente bonita e jovem para aproveitar o surf, ver e ser visto, com bares por toda a orla, restaurantes, música ao vivo e festas com DJ.
- Praias do Gravatá: deserta e pequena, é pouco conhecida, o que a torna um refúgio em meio ao agito das suas vizinhas - Mole e Joaquina.
- Praia de Moçambique: a mais extensa e parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, com dunas e vegetação preservada.
- Praia da Galheta: única de naturismo, fica dentro do Parque Natural Municipal da Galheta e tem preservação permanente.
- Barra da Lagoa: com muita história e cultura, é o maior núcleo pesqueiro da ilha, além das suas dunas e morros entre o oceano e a Lagoa da Conceição que formam o Canal da Barra e devido a sua correnteza, tem águas mais tranquilas atrativas para os banhistas.
- Prainha da Barra da Lagoa: famosa pelo samba que ocorre todo sábado no único restaurante do local, a praia atrai muitos banhistas pelas ondas suaves e águas cristalinas.
Melhores Praias do Sul de Florianópolis
No Sul da ilha estão as praias menos movimentadas, com as águas mais transparentes e aquele clima bucólico e histórico. São elas:
- Praia da Armação: possui um núcleo de pesca artesanal e é um belo cenário para os adeptos do surf.
- Praia Matadeiro: os ecoturistas são fãs dessa praia, um refúgio para quem quer paz e tranquilidade.
- Praia do Campeche: cercada de dunas, com uma ilha paradisíaca logo em frente, essa praia é ponto de esportes náuticos como o surf, caiaque, além de ter uma presença grande de turistas.
- * Ilha do Campeche: a paradisíaca ilhota fica em frente a Praia do Campeche, e possui um riquíssimo ecossistema, sendo patrimônio arqueológico. Para chegar até lá só de barco que atracam na Praia da Enseada e há uma taxa para visita.
- Ribeirão da Ilha: orla com arquitetura açoriana, ótima para caminhadas e com bons restaurantes.
- Praia do Morro das Pedras: com mar agitado é ideal para prática do surf. No alto do morro há uma construção jesuítica de pedras e um mirante com vista panorâmica da região.
- Praia dos Açores: perfeita para os amantes do ecoturismo e surfistas.
- Praia Pântano do Sul: maior e mais tradicional colônia de pescadores da ilha. Tem também uma parte histórica com sambaquis e é agitada pela gastronomia dos seus ótimos restaurantes.
- Praia da Solidão: cercada de morros formando uma enseada, é semideserta, com mar de águas mansas e cristalinas, ótima para quem busca tranquilidade.
- Praia Lagoinha do Leste: a mais selvagem e considerada uma das mais bonitas da ilha. Tem difícil acesso por trilha e é bastante deserta.
- Praia Naufragados: última praia do sul da ilha, tem difícil acesso, é semideserta, ideal para ecoturismo. Seu nome foi dado pela história de um naufrágio onde os sobreviventes se refugiaram no local.
E depois de passear de norte à sul da ilha, volte para o continente para descansar e renovar as energias aqui no Hotel MOS para seguir os passeios no dia seguinte!
Fotos: Pexel e Depositphotos.